segunda-feira, 12 de abril de 2010

UMA ESCOLHA INTERESSE PESSOAL OU AMOR


TEXTO BÍBLICO: Gl 6. 7 – 9. NTHL
OBJETIVO ESPECÍFICO: conscientizar o ouvinte que obrigatoriamente há uma escolha a fazer, onde investir, em que terreno escolher o cultivo, no terreno dos meus desejos pessoais (ego) ou no terreno celestial. Essa escolha resultará no fruto a ser colhido morte ou vida Eterna.

DESENVOLVIMENTO
As igrejas estão infectadas por um falso evangelho. Se voltarmos no tempo em 49-50 a D época que aconteceu o primeiro concílio em Jerusalém(Paulo e Barnabé). Vemos que a igreja sofria com o mesmo mal, Paulo quando escreve uma carta a Igreja de Gálatas nessa mesma época trata especificamente desse problema. Falsos ensinos permeavam a doutrina da salvação, judeus cristãos queriam que gentios se circuncidassem para obter a salvação, sendo que, o que Paulo tinha lhes ensinado era que a salvação vinha através da fé, a fé no filho de Deus, uma única forma, um único modo de ser salvo, era crer em Jesus Cristo como único e suficiente salvador, mais nada. Na verdade havia interesse pessoal, os judeus queriam mostrar que eram superiores aos gentios.
Se dermos um salto na história encontraremos o mesmo problema assolando a igreja. Por volta de 1517 um monge ao estudar o Novo testamento na língua original, grego, percebe que a religião (catótica) a qual ele seguia estava cometendo o mesmo erro. Lendo o versículo 17 do primeiro capítulo de Romanos foi convencido de que somente pela fé em Jesus Cristo era possível alguém se tornar justo diante de Deus, ou seja, ser salvo, obter a vida eterna. Mais uma vez o interesse pessoal, igreja católica vendendo salvação.
Atualmente a igreja passa pelo mesmo problema, algumas religiões estão adicionando coisas ao plano de salvação, como por exemplo, campanhas de jejum e oração para obter um bem (prosperidade), entrega de valores pra obter retorno financeiro (pirâmide), correntes de cura e libertação, grupos específicos que acreditam que só eles são salvos. Mais uma vez o interesse pessoal.
No entanto o que Paulo ensina na carta é somente através da fé em Jesus é que somos salvos.
Se observarmos, essa exigências impostas por algumas religiões veremos que existe algo em comum, desejos pessoais, ou seja, desejos carnais. E Paulo fala em uma de suas cartas que se alguém, ou até mesmo um anjo descer do céu e pregar algo diferente do que ele tem pregado é anátema, é maldito, é amaldiçoado, é demoníaco.
Por isso, Paulo escreve Gálatas, para deixar bem claro que só existe um meio de salvação, Jesus Cristo.
Gálatas 6. 7 Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar isso mesmo colherá.   8 se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colherá a morte (miséria e ruína). Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna.     NTHL
Neste texto existe uma escolha a ser feita. Lançar a semente ou no terreno carnal ou no terreno do Espírito de Deus. Impossível não fazer. Deixar de escolher é o mesmo que investir no terreno da natureza humana.
1-V7 Não se enganem: você não pode enganar a Deus.
2-ninguém zomba de Deus: você não pode enganar a Deus.
O que uma pessoa plantar isso mesmo colherá: a única lei que não gera resultado diferente ou contrario, bons investimentos geram bons resultados, mas investimentos carnais geram morte.
Os que levam uma vida sensual e carnal, não devem esperar outro fruto desse caminho que não seja miséria e ruína. Mas os que, sob a direção e o poder do Espírito Santo, levam uma vida de fé em Cristo, e abundam na graça cristã, colherão vida eterna no Espírito Santo.
se plantar no terreno da sua natureza humana = desse terreno colherá a morte.
O que significa para Paulo semear no terreno da natureza humana?
Observe o que Paulo explica no capítulo 5 versículo 16 ao 21 de Galatas.
Os que levam uma vida sensual e carnal, não devem esperar outro fruto desse caminho que não seja miséria e ruína.
 Se plantar no terreno do Espírito de Deus = desse terreno colherá a vida eterna.
O que significa para Paulo semear no terreno da natureza do Espírito de Deus?
Olha o que esta no capitulo 5 versículo 22  Mas o fruto do Espírito é: caridade, {ou amor} gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
 23  Contra essas coisas não há lei.   Gl 5.14 Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
 24  E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
 25  Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
 26  Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
Devemos ter cuidado de fazer o bem em nossa vida e fazer dele a atividade fim em nossa vida, especialmente quando se apresentam ocasiões novas, e até onde alcançar o nosso poder nós devemos fazer o bem de forma que não haja interesse pessoal envolvido.
A diferença entre semear no terreno da natureza do Espírito de Deus
E semear no terreno da natureza humana esta entre o amor e o interesse pessoal, o amor é altruísta e só visa o interesse do próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário